Faculdade

Notícias

Empreendedorismo 2024: o arranque de mais uma edição de uma unidade curricular de referência a nível nacional

26-01-2024

A unidade curricular (UC) de Empreendedorismo, uma aposta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa enquanto pioneira do empreendedorismo universitário, arrancou com a sua edição de 2024 no passado dia 26 de janeiro. Nesta sessão de abertura, a discursar para uma audiência de cerca de 1000 alunos, estiveram o Professor Eurico Cabrita, subdiretor para a Inovação e Investigação, os coordenadores da UC, Professor Aneesh Zutshi e Professora Fernanda Llussá, bem como o Professor Telmo Santos, presidente do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI), departamento que teve um papel determinante na conceção e implementação desta UC.

Esta UC, que continua a ser uma das maiores referências de formação nesta área em Portugal, apresenta um desafio claro: ao longo de cinco semanas e sob a orientação de mais de duas dezenas de docentes NOVA FCT e mais de 50 mentores, as equipas multidisciplinares constituídas por alunos das áreas de engenharia e ciências desenvolvem projetos completos (da ideia ao modelo de negócio, da análise de mercado ao estudo financeiro) com potencial para se transformarem em start-ups de sucesso.

Todos os anos são constituídas aproximadamente 200 equipas, mas apenas 12 sobem ao palco para apresentar o seu pitch, na Grande Finalíssima, que se realiza sempre no último dia do Programa. As equipas finalistas apresentarão os seus projetos a um painel de júri composto por especialistas, investidores e parceiros NOVA FCT, que irão avaliar e determinar os projetos vencedores.

Os responsáveis pela coordenação e dinamização desta unidade curricular, Aneesh Zutshi e Fernanda Llussá sublinham a importância desta unidade curricular, que tem como principal objetivo promover mais momentos de contacto informal entre os alunos e os mentores, as empresas, os investidores e os especialistas, com o intuito de fortalecer relações entre todos os intervenientes e a gerar redes de contactos, que podem ajudar a impulsionar novos projetos.

 

Assista à cerimónia de abertura de Empreendedorismo 2024 aqui.