Grande Finalíssima de Empreendedorismo 2024

27-02-2024

Decorreu na passada sexta-feira, dia 23 de fevereiro, a Grande Finalíssima de Empreendedorismo 2024, a cerimónia de encerramento da unidade curricular (UC) de Empreendedorismo, uma aposta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa enquanto pioneira do empreendedorismo universitário.

Nesta cerimónia ficaram a conhecer-se as 12 equipas finalistas e, de entre elas, as equipas vencedoras dos prémios corporativos, oferecidos pelas empresas patrocinadoras do Programa de Empreendedorismo 2024 (Asseco, Deloitte, EY, Jerónimo Martins, Mota-Engil, NOS e NTT Data); dos prémios de melhores vídeos promocionais; e dos prémios de melhor pitch.

Nesta última categoria, os grandes vencedores foram, em primeiro lugar a equipa ‘Malaria Sense’ que desenvolveu um teste rápido de diagnóstico para a malária, uma das doenças mais antigas do mundo; em segundo lugar a equipa ‘OperateInSight’, que apresentou uma visão do que pode ser o futuro da cirurgia, uma plataforma de planeamento cirúrgico que permite criar modelos de três dimensões adaptados a cada doente e simular cirurgias em realidade virtual; e em terceiro lugar a equipa ‘WasteWise Innovations’, que concebeu uma solução para a economia circular no setor da construção, transformando resíduos da construção em tijolos reciclados, criando um ciclo de atividade sustentável.

Também presente em palco, nesta cerimónia, esteve o Prof. Telmo G. Santos , Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI), departamento que teve um papel determinante na conceção e implementação desta UC, a qual foi inicialmente criada e coordenada pelo Prof. Vírgilio Machado, posteriormente pelo Prof. António Grilo, e atualmente pelo Prof. Aneesh Zutshi com a preciosa colaboração da Prof. Fernanda Llussá. No seu discurso, o Prof. Telmo Santos reforçou a importância do Programa de Empreendedorismo, o qual se tornou numa das imagens de marca da NOVA FCT, como caminho para promover a criatividade, o contacto humano e o diálogo no seio de equipas multidisciplinares, tendo em vista a resolução de problemas transversais através de soluções e ideias de negócio viáveis, que respeitem as leis da Física e os princípios Engenharia.

Para saber mais sobre a Grande Finalíssima de Empreendedorismo 2024 e as equipas vencedoras, clique aqui.