03-08-2022
No âmbito da Licenciatura em Engenharia Mecânica, foi criada uma nova Unidade Curricular designada de Projeto de Desenvolvimento de Produto, com o valor de 3 ECTS, que irá ser lecionada no 6º semestre da Licenciatura.
Esta UC foi lecionada pela primeira vez neste último semestre de 2021-2022, pelos professores António Mourão e António Gabriel Santos, que se mostraram muito contentes com os resultados dos trabalhos efetuados pelos alunos e pelo entusiasmo demonstrado pelos mesmos ao longo das aulas e, sobretudo, na apresentação dos projetos finais.
Os professores sublinharam também alguns aspetos que constam na ficha curricular da UC, enviada no âmbito da acreditação da mesma pela A3ES, quanto a objetivos e ao método de avaliação:
“Com esta UC, o primeiro ciclo permitirá a aquisição da capacidade de trabalho colaborativo com objetivo da equipa, através da realização de um projeto de desenvolvimento de produto consubstanciado numa solução física, a qual será avaliada em competição entre equipas. Este, ao promover o trabalho em equipa, ao envolver professores de diferentes áreas, ao ser avaliado por desempenho em competição e com avaliação interpares nas equipas, constituirá uma inovação diferenciadora que, juntamente com o estágio em empresa realizado anteriormente, constituirá certamente uma mais-valia no desenvolvimento de atitudes, úteis tanto para o prosseguimento dos estudos como para um trabalho profissional.
Portanto, conduz o aluno a partir de uma ideia definir a pertinência da mesma e a ter a capacidade de desenvolver um trabalho que conduza à concretização que permita a avaliação funcional da mesma.”
o Cada Grupo de UC (Fluidos, Estrutural, Tecnologia e Projeto) propõe anualmente um problema, portanto, haverá 4 problemas que têm obrigatoriamente uma solução física;
o É um trabalho de concretização real de uma ideia, a ser desenvolvido nos laboratórios de cada Grupo de UC, sob tutoria dos respetivos professores.
o Os alunos são constituídos em grupos de 4 sorteados;
o Supondo 80 alunos, haverá 20 grupos, e cada problema seja resolvido por 5 grupos.
o A avaliação é feita por análise do desempenho da solução física desenvolvida, usando critérios definidos no início do semestre, entre professores e alunos.
o Estes desempenhos são analisados em competição entre equipas.
o O melhor projeto é definido pelos professores (com peso de 75%) e pelos alunos (com peso de 25%), e será atribuída uma classificação de valor absoluto (pelos professores); os restantes projetos são classificados em relação ao melhor.
o Cada grupo indicará se todos os elementos têm a mesma classificação ou se há penalizações individuais e quais.